sábado, 8 de setembro de 2007


Koopa (Nokonoko em japonês) é o nome de uma raça de tartarugas fictícias da série de videogames Mario.
Apesar dos Koopas, ao lado dos
Shy-Guys e dos Goombas, serem os personagens inimigos mais comuns das séries Mario, ficou estabelecido que, na verdade, eles são a outra parte da população que vive em Mushroom Kingdom e, dependendo do jogo e da situação no enredo do mesmo,eles podem fazer parte das forças de Bowser ou não(visto que,hoje em dia,a Nintendo procura caracterizar as tropas de Bowser como os Hammer Bros. sendo os soldados).Isto também se aplica as outras raças,como os Shy-Guys,os Goombas,Boos,Bob-ombs e etc.
Há dois tipos de Koopa, os
Koopa Troopa, tartarugas bípedes,de casca geralmente vermelha e verde; o rei dos Koopas, Bowser e seus filhos, tartarugas com casca espetada, chifres, garras, dentes afiados e geralmente capazes de cuspir fogo.
O nome Koopa vem de
Kappa, um monstro japonês. No Japão, "Kuppa" é apenas Bowser.



Bob-Omb é um personagem da série de jogos Super Mario. Bob-omb é uma bomba com olhos, pernas e uma chave de corda. Eles aparecem pela primeira vez em Super Mario Bros. 2, e agem como inimigos na maioria dos jogos, mas em Super Mario 64 e Paper Mario existem Bob-ombs amigaveis. Bob-omb também aparece no filme Super Mario Bros..

Princess Peach (ou Princesa Peach em português) é uma personagem de ficção na série de jogos para videogame Mario da Nintendo. Anteriormente chamada de Princess Toadstool, hoje os jogos atuais da série esclarecem que seu nome inteiro seja "Princess Peach Toadstool", porém, adota-se o nome de "Peach" ou "Princess Peach" para conversas informais. Peach reina o Mushroom Kingdom, com vários serventes Toads. É suspeita de ter um interesse amoroso por Mario. Peach era referida na América do Norte como Princess Toadstool, até Super Mario 64 ser lançado, onde ela assinava como Princess Toadstool, Peach. A primeira aparição da princesa na série é no jogo Super Mario Bros., onde foi raptada pelo vilão King Bowser e deve ser salva pelo herói encanador Mario. A princesa aparece em inúmeros jogos da série e em alguns dele é um personagem jogável. Ela é protagonista do jogo Super Princess Peach.

De acordo com a cronologia e a história da série, Samus Aran foi a única sobrevivente da colônia K-2L quando os
Space Pirates arrasaram o lugar, sendo criada, desde então, pela raça alienígena Chozo e enviada a um treinamento especial, onde com 14 anos de idade ganhou a Power Suit (uma armadura de combate feita com base em um esqueleto de um Chozo ). Com o passar do tempo, Samus fez missões que eram consideradas impossíveis, mas não terminou o treinamento de soldados da Galactic Federation e se tornou caçadora de recompensas.
Sua primeira grande missão fora destruir as reservas de
Metroids dos Space Pirates em Zebes, derrotando os líderes Kraid, Ridley e Mother Brain no processo.
Depois, acabou com os experimentos dos Pirates envolvendo o mutagênico Phazon, investigou um poder misterioso no
sistema Alymbic (enfrentando 6 caçadores concorrentes ao mesmo tempo), e em busca de soldados da Federação perdidos no planeta Aether, salvou os nativos de invasores de uma dimensão paralela.
Em certo ponto, a Federação Galática pediu para Samus exterminar os Metroids em seu planeta natal, e a caçadora matou todos, menos um, entregue para os cientistas da federação. Porém Ridley sequestrou-o, e Samus seguiu-o até Zebes.

The Legend of Zelda (Zelda) é uma série de
videogame da Nintendo criada por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong, em 1986. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente de fantasia. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças que são encontrados nos calabouços, jogabilidade e pela superprodução.
O protagonista é o jovem guerreiro
Link, cuja missão corrente é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. O antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida, incluindo por exemplo viagem no tempo.
Para criar o tema de Zelda, Miyamoto se inspirou nas suas andanças como criança em
Kyoto, explorando cavernas e florestas, além de mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome completo era Zelda Sayre. Myiamoto disse haver gostado da sonoridade do nome.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007


Toad (conhecido como Kinopio no Japão) é um cogumelo humanóide da série de jogos Mario, da Nintendo. O Toad original, de colete azul, é representado por ser um servo e um escudeiro da Princesa; além de fazer várias outras tarefas, é mais comum encontrá-lo vigiando o interior do castelo. Apesar desta diferença, os Toads devem ser encarados como uma raça distinta do Mushroom Kingdom, e considerar que eles (e elas) podem não só ser servos (como o original), mas sim viver normalmente, com rotinas, família, deveres, etc. (o manual do jogo Paper Mario refere-se aos Toads como um "povo cogumelo"). O nome Toad pode significar tanto de toadstool (literalmente "cogumelo") como toady ("servo leal").
Toad também é o nome dado em inglês para Sapo!
Toad também é um personagem do desenho X-Men
Shy Guy é conhecido no Japão como Heihõ e como diz o nome (Shy=Tímido Guy=Garoto) é muito tímido. Os Shy Guys são pequenas pessoas que se vestem com roupas que combrem totalmente o corpo, e sempre usam máscaras. Ninguém sabe como é o rosto de um Shy Guy porque eles são muito reservados e não se abrem para pessoas que não seja Shy Guys também. Há varias "espécies" de Shy Guys, cada um com uma habilidade especial, como Medi Guy (que cura seus aliados), Pyro Guy (que usa ataques de fogo), Spear Guy (que parece primitivo e ataca com lanças), Sky Guy (que flutua no ar com balões e atira pedras com seu estilingue), Anti Guy (Shy Guy preto extremamente forte) e muitos outros. Alguns Shy Guys são únicos, como General Guy e Gourmet Guy (Paper Mario), Game Guy (Mario Party 3), Petal Guy (Mario Party Advance).

Goomba, conhecido no Japão como Kuribõ, é um inimigo clássico de Mario. Os Goombas se parecem com seres de grandes cabeças, pequeno corpo e pés. Sua cor é marron, e geralmente, os Goombas são pequenos, mas alguns são diferentes, como o Goomba King (que é enorme) e os Red e Blue Goomba (Red é vermelho e Blue é azul) de Paper Mario. Existem vários tipos de Goombas: Paragoombas, Spike. Alguns Goombas "do bem": Goombario e sua família (de Paper Mario), Goombella e Professor Frankly (de Paper Mario The Thousand Year Door), Goombob (de Mario Party Advance).

Piranha Plant, conhecida no Japão como Pakkun Flower, é uma planta carnívora, geralmente vermelha com pintas brancas, que vive em esgotos ou em terra. As Piranha Plants atacam, cospem bolas de fogo e mordem qualquer um que chegar muito perto e elas são muito hóstis. Há algumas Piranha Plants que são diferentes, algumas vivem no gelo, outras vivem em terra e outras vivem até em lugares quentes e na lava, como é o caso de Lava Piranha. Em alguns jogos de Mario, como Super Mario Kart: Double Dash!, existe chamado Petey Piranha, um Piranha Plant bípede, com pétalas. Parece ser como Waluigi: aparece somente em jogos esportivos da série Mario.

Boos são os fantasmas inimigos do Super Mario. Apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros. 3. Mesmo sendo fantasmas podem ser mortos de diversas maneiras: com uma estrela, com um casco de Koopa, jogando um martelo (possível apenas em Super Mario Bros. 3, que é o único jogo em que Mario pode atirar martelos, com um item especial). Em Super Mario 64 é possível matar um fantasma com um soco. Quando se olha na direção deles, eles param e ficam "invisíveis", mas quando se vira de costas para eles, eles vão em sua direção e tentam te atacar. Em Super Mario World, surgem tipos diferentes de Boos: os que ficam se mexendo e batendo pelas paredes mesmo quando você olha em sua direção, e os que em vez de ficar invisíveis viram blocos quando você olha para eles. Também em Super Mario World, há um chefe Boo, o Big Boo, que precisa ser atingido por três blocos para morrer. Em Super Mario World 2 é impossível matar os Boos. Em seguida nas novas versões dos jogos do Mario, o Boo ficou tão famoso que se tornou uma das opções de jogadores (como em Mario Party 7 para Gamecube) e, ao invés dele, os inimigos são os "pink Boos" (boos de cor rosa que mudam de forma).Em New Super Mario Bros, eles são invençiveis, e alguns desloca-se inpirando ar tornando-os maiores e mais poderosos, mas têm que ispirar,espirar...Assim suçessivamente.

Yoshi (
Japonês: ヨッシー ) é um personagem de video game criado pela empresa japonesa Nintendo. É uma espécie de dinossauro (inicialmente projetado para ser um Dragão) que possui uma língua muito longa, pegajosa, e que pode engolir quase qualquer coisa, mesmo as coisas que são muito maiores do que ele. Quase tudo que ele engole é transformado em um ovo, para que se possa jogar como uma arma. Prefere frutas, embora possa comer outras coisas, incluindo criaturas vivas. Mesmo tendo dentes, estes raramente são vistos ou usados pois a ilha que os yoshis vivem é longe e é raro achar eles em Mushroom Kingdom(onde a princesa Peach governa). Há vários tipos de Yoshis, com uma variedade de cores (verde, azul, azul-claro, amarelo, laranja, vermelho, roxo, cor-de-rosa, preto, branco e marrom).
O Yoshi ficou famoso quando estrelou em seu primeiro jogo,
Super Mario World, servindo-se como montaria para o Mario e o Luigi, aumentando as habilidades dos heróis do jogo e permitindo-os ser atingidos sem sofrer danos, quando montados no Yoshi. Yoshi também é um personagem que tem muito carisma por isso mesmo nos anos seguintes estrelou jogos só seus como Yoshi Island (Snes), Yoshi Story (N64), Yoshi Topsy Turvy (Gba) e mais recentemente Yoshi Touch & Go (DS). Yoshi já foi até lutador nos jogos da série Super Smash Bros.

Wario (ワリオ, Wario?) é um inimigo de Mario nos videogames. Ele é muito parecido com o Mario, e são considerados primos; fato dito pela revista Nintendo Power. Assim como Mario e Luigi, Wario é irmão de Waluigi.
O nome Wario vem da combinação das palavras Mario e warui (que significa mau em Japonês).
Sua primeira aparição foi em 1992 como adversário de Mario no jogo
Super Mario Land 2: 6 Golden Coins para Game Boy. Depois estrelaria sua própria série, a Wario Land. Em 2003, a Nintendo lançou a série Wario Ware, Inc., em que Wario compra um computador velho e abre uma empresa de games, convidando seus amigos Jimmy T., Mona, 9-Volt, Dribble e Spitz, Orbulon, Dr. Crygor e Kat e Ana. Cada jogo tem diversos mini-games.

O Rei Bowser Koopa, conhecido no Japão como Daimaō Koopa (クッパ , Kuppa, em
japonês), ou somente Bowser, é o principal vilão do universo Mario, consagrada franquia da Nintendo, e também um dos mais famosos vilões da empresa. Ele é o Rei de todos os Koopas, uma espécie similar a tartarugas super-desenvolvidas.
Geralmente, Bowser rapta a
Princesa Peach, e os irmãos Mario (ou às vezes apenas Mario) rumam para salvá-la. Bowser apareceu nos games pela primeira vez em Super Mario Bros. e continuou como arqui-inimigo de Mario desde então. Suas aparições não foram, entretanto, apenas como vilão. Em alguns jogos Bowser faz o papel humorístico (como em Paper Mario: The Thousand-Year Door) ou até como parte da equipe (como Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars).

Waluigi é um personagem fictício criado pela Nintendo para a série de jogos do Mario.
É a versão má de
Luigi da mesma forma que o Wario é para Mario.Sua primeira aparição foi em Mario Tennis,para Nintendo 64. Como confirmado pela Nintendo da Europa,Waluigi é primo de Mario(e, consecutivamente, de seu irmão Luigi) e é o irmão de Wario.
Ele,juntamente com seu irmão,vivem em seu palácio com muita mordomia e cheio de tesouros (encontrados nas aventuras de Wario);localizado em um deserto perto de
Mushroom Kingdom,como mostra as séries "Wario Land".Já na série Wario Ware,ele não aparece morando com o irmão Wario,e fica indeterminado onde ele possa estar vivendo.
Uma curiosidade é que o personagem Waluigi não foi criado pela empresa Nintendo,e sim pela Camelot,responsável por títulos como
Mario Tennis e Mario Golf.Provavelmemte,a empresa desenvolveu a idéia para que Wario pudesse ter um parceiro lógico (como Mario tem Luigi,Peach tem Daisy,etc.) permitindo a ele jogar em duplas no título Mario Tennis. É provável que a Nintendo não usou muito esse personagem em suas séries,como Super Smash Bros. Brawl e Super Mario 64 DS pela mesma razão.Semelhantemente,a Camelot,em seu título Mario Tennis: Power Tour,colocou apenas Waluigi;entre Mario,Luigi,Donkey Kong e Peach;como o personagem jogável em seu jogo,deixando de fora seu irmão Wario.
Familia Kong

Candy Kong: Candy é uma macaca de cabelos loiros e linda,ela aparece em Donkey Kong 64 e em Donkey Kong Country 1. Todos os macacos se apaixonam por ela. Candy é linda e charmosa, seus beijos são de cura. Ela aparece primeiramente na série Donkey Kong Coutry 1 ajudando o jogador a gravar o jogo. É uma personagem muito romântica, manda beijinhos e faz posses (DKC1), e que gosta muito de dançar, como mostra o 1° jogo da série do Game Boy Advance, onde você deve imitar seus passos em um dos mini-jogos. Dizem que é a namorada de Donkey Kong. Candy aparece também em outros jogos como Donkey Kong Land, do GB, e Donkey Kong Coutry Advance, do GBA, sempre com a mesma missão.
Cranky Kong: O primeiro dentre todos os Kong's existentes. Seu nome era Donkey Kong no primeiro jogo de Mario, mas quando foi lançado Donkey Kong Coutry, ele passou a se chamar Cranky e Donkey Kong passou a ser o Kong protagonista. Cranck foi o primeiro inimigo de Mario, antes mesmo de Bowser. Ele é um macaco muito experiente e sempre está aconcelhando os Kong's mais jovens sobre o que devem fazer.
Chunky Kong: Ele é mais um dos misteriosos personagens de Donkey Kong 64. Seu grau de parentesco entre os Kong é de irmão mais velho de Kiddy, o que já era de se esperar, porque ele é grande e forte como o irmão. O último comentário sobre Chunky foi a controvérsia da música Donkey Kong Rap que foi mudada no jogo Super Smash Bros. Melee, em Donkey Kong 64 havia uma frase dizendo "one hell of a guy", e no Smash mudaram para "one heck of a guy" quando incluiram na letra da música.
Diddy Kong: Criado pela Nintendo para ajudar o seu amigo Donkey Kong em 1994 no jogo Donkey Kong Country, Diddy fez muita fama na Nintendo e em seguida protagonizou o 2° jogo da série com Dixie, mas foi raptado no 3°. Apareceu também em D.K. Land (GB). Depois de (pouco) tempo sumido, ele voltou em jogos como Donkey Konga e a série de jogos esportivos do Mario (Kart, Tennis, etc). Seus detalhes característicos são: boné vermelho e camiseta vermelha com estrelas na frente, o número certo de estrelas é difícil se dizer, as vezes aparece com 1, 2 ou até 3 na estampa. No desenho oficial da Nintendo aparece apenas 1 (nem sempre). Muito bagunceiro e atrapalhado, usa seu rabo para tudo, consegui até mesmo se equilibrar em cima dele.
Dixie Kong: Dixie, em sua primeira aparição ajudou Diddy a salvar Donkey Kong no jogo de sucesso Donkey Kong Coutry 2. Logo após ela aparece junta a Kiddy, agora em um jogo com seu nome, o último da serie D.K. Country, no qual precisaria agora de salvar Diddy e Donkey. Com a força de seus cabelos ela consegui voar e se pendurar com facilidade, esta é sua maior habilidade. Criada em 1995 pela Rareware, está até hoje entre os Kong's e faz muito sucesso.
Donkey Kong: Donkey Kong é um velho personagem, estreiou no jogo, com o seu nome, que serviu de trampolim para a fama de Mario. Ficou esquecido por um tempo. Tentou-se reavivar D.K. Jr. em Super Mario Kart, mas não foi à frente. Só quando surge da Rare a idéia de criar o jogo D.K. Country, que estrearia ele mesmo e Diddy, foi que seu nome voltou a ser conhecido no mundo todo. Continuou-se a saga com mais 2 séries (2 e 3) e depois disso só ganhou espaço na Nintendo; em Mario Kart, do N64, no famoso Super Smash Bros. e em jogos estreados por ele mesmo. Seus detalhes característicos são: usar uma gravata vermelha onde estão gravadas suas iniciais, é a sua única peça de roupa. Grandalhão e muito forte, chega a ser um pouco rude também.
Donkey Kong Jr.: Além de parecer muito criança ainda, é um dos Kong's mais velhos, seu nome surge em 1982 no arcade também chamado Doneky Kong Jr, jogo onde ele deve salvar seu pai Donkey Kong se arriscando entre inimigos. Se torna, a partir daí, um personagem memorável para a Nintendo e retorna, mais tarde, em Super Mario Kart, para SNES, mais gordo e com a aparência do Donkey Kong (pai). Em Mario Tennis 64 ele volta como personagem selecionável e pode jogar junto a seu pai. Impecável no visual anda sempre com uma regata que leva a letra "j" maiúscula de Junior.
Funky Kong: Funky é amigo dos Kong's desde o primeiro jogo da série Donkey Kong Country, onde os trasportava para todo lugar. No terceiro jogo da série ele passa a fabricar os transportes dos Kong's. Funky tem um "tipão" de surfista malandro, sempre com sua prancha, óculos de sol, sandalhas, uma bandana na cabeça e uma enorme de uma medalha no peito.
Kiddy Kong: Mais um dos Kong's, criado em 1996 para ajudar Dixie a salvar Donkey e Diddy. Adora morder seu pijama azul na altura dos pés. Um bebezão Kong, Kiddy parece não ter sido muito lembrado pela Nintendo ultimamente em bons papéis ao lado de sua família. Tornou-se famoso após Donkey Kong Coutry 3. Seu jeito engraçado e brincalhão de ser encantou vários fãs. O seu grau de parentesco com os Kong's é de irmão mais novo de Chunky.
Lanky Kong: Talvez seja um dos Kongs com a história mais desconhecida de todas. Não se sabe bem qual é o seu grau de parentesco com os Kongs, mas sabe-se que ele não é da mesma espécie. Ele aparece apenas em Donkey Kong 64 ao lado de seus amigos.
Swanky Kong: Swanky é mais um dos Kongs famosos. Ele aparece no Donkey Kong Coutry 2 e 3, onde é possivel divertir-se em seus jogos e ganhar itens, bananas e etc. O grau de parentesco com os Kongs não esta bem definido, mas acham que Swanky é o irmão mais novo de Donkey Kong por causa da grande semelhança que há entre os dois. Ele também faz participação especial no jogo Mario Superstar Baseball. Está sempre sorrindo e mostrando seus dentes de ouro, pois é disso que ele mais gosta.
Tiny Kong: Acredita-se que Tiny seja a irmã mais nova de Dixie Kong e prima de Chunky e Kiddy. Sua história é desconhecida e pouco se sabe sobre ela. Tiny é uma linda macaquinha e namorada de Donkey Kong. Ela aparece em Donkey Kong 64 (Nintendo 64), onde é salva por Diddy Kong no segundo mundo (Angry Aztec), e é a terceira personagem a abrir.
Wrinkly Kong: Wrinkly Kong é a velha dona da mansão Kong. Avó de Donkey e mulher de Cranky, Wrankly tem cabelos curtos, duros e enrolados, vive numa cadeira de rodas e aparece em Donkey Kong Country 1 e 2 e Donkey Kong 64.


Inicialmente, Luigi era um "clone" de Mario, apenas com mudanças na paleta de cores mas, através dos anos, Luigi começou a ser mais conhecido e conquistou fãs. Com isso, a Nintendo foi mudando, com o tempo, as suas características.A Nintendo ultiliza este fato como fonte de humor para os jogos mais atuais,como Super Mario 64 DS e Mario & Luigi: Superstar Saga,fazendo os personagens mais distintos,como Bowser ou os Toads,esquecerem ou não reconhecendo-o,fazendo-o chamar de "Mario Verde".
Em
Super Mario Bros. 2, Luigi já tinha uma diferença em relação a Mario e características próprias, como dar passos no ar enquanto pulava, permitindo, saltos maiores.
Em
Mario Party, Para Nintendo 64, ele já era mais magro e até mais extrovertido e menos aventureiro que Mario.
Já nos games para
Nintendo GameCube e Game Boy Advance, ficou mais "desengonçado", extrovertido e sem dúvida, menos corajoso que o irmão,.
Hoje em dia está certo que Luigi é mais alto que Mario, mais magro e mais covarde, mas, se seu irmão está em perigo ou em alguma situação de risco,demostra determinação e coragem, a ponto de enfrentar todos os desafios (como mostra
Mario & Luigi: Superstar Saga)
Por muito tempo, Luigi não participava das aventuras junto á Mario, e propõe-se, a partir de um comentário no jogo
Mario & Luigi: Superstar Saga, que ele fique "cuidando a frente da casa" quando não participa das aventuras. A comprovação vem em Paper Mario (N64), Em que Luigi fica sempre aos arredóres da casa enquanto o jogador se aventura. Hoje em dia, é comum ver Luigi ao lado de seu irmão em suas aventuras. Desde as origens foi um personagem alternativo para o Segundo Jogador, mas em jogos atuais, os jogadores podem inverter este caso. Pela mesma situação,A Nintendo ultiliza em seus jogos atuais esse fato como fonte de humor,pois Luigi nunca participava das aventuras junto com o irmão,e,assim,como o segundo jogador era menos conhecido,os personagens novos na série ,ou personagens mais tradicionais,como Bowser ou os Toads, acabam esquecendo quem ele é ou até mesmo não o reconhecem,como citado em Super Mario 64 DS e Mario & Luigi: Superstar Saga.
Luigi, em jogos de esporte da Nintendo, geralmente foi um "irmão gêmeo" de Mario em relação as habilidades. Em
Mario Tennis, Mario, Juntamente com Luigi, sempre tinham a habilidade, All-Around, que significa: "um pouco de tudo". Já em Mario Kart: Double Dash!!, Mario e Luigi possuem os mesmos especiais, bolas de fogo. Também, em Super Smash Bros. e Super Smash Bros. Melee, Mario e Luigi possuem os mesmos movimentos, com exceção do Smash B(B+>), em Super Smash Bros. Melee. Este fato não se aplica em Mario Golf; em que a habilidade de Mario é "draw"(tacada) enquanto a de Luigi é "fade" (desvanescido,desajeitado).

Em torno de 1980 Rodriguez Hiroyamoto estava desenvolvendo seu primeiro jogo eletrônico. Baseado no Popeye, sua intenção era tornar a Nintendo popular na América. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline do gorila Donkey Kong. Para ser reconhecido como um ser humano nas telas de baixa resolução da época, foi adicionado um vasto bigode ao personagem. Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova Iorque. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a estrelar Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelos canos do jogo Mario Bros.) e depois a um super-herói (pelo jogo Super Mario Bros.). Hoje em dia, juntamente com Luigi, ele pode ser considerado um super-herói encanador.